Sinimbu Mais História: Resgate Memorial dos Casarões e Templos

O Município de Sinimbu está localizado no Vale do Rio Pardo, região centro-leste do Rio Grande do Sul e distante cerca de 170 km de Porto Alegre, a capital do estado. De origem germânica, conserva o estilo de vida simples dos colonizadores que chegarem por volta de 1857. Sinimbu revela cenários bucólicos e uma natureza exuberante que lembram muito a paisagem europeia.

Encravado neste chão está uma vasta coleção de prédios e construções seculares nos mais variados estilos e com distintas inspirações artísticas. Nos templos, predomina o estilo neogótico e, nas moradias e prédios, quase sempre com estilos mesclados e utilizando o que estava disponível, existem referências claras aos Enxaimel e ao Ecletismo, com toques do Barroco e Neoclássico, entre outras expressões de arte que guardam a história, origens, tradições e culturas de Sinimbu de ontem e de hoje.

E, o amanhã? Deve ser escrito a partir de agora, pois para construir o futuro, não podemos perder nosso elo com o passado. O projeto SINIMBU MAIS HISTÓRIA – RESGATE MEMORIAL DOS CASARÕES E TEMPLOS é um projeto de Educação Patrimonial de registro e memória das construções de rica arquitetura do município e desdobra-se em atividades educacionais de apropriação cultural e preservação.

O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente. (Mario Quintana)

Este projeto está sendo realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura e contempla o registro em fotos e vídeos, catalogação em portfólio, mapeamento, material de divulgação, website e formações para a comunidade escolar e público em geral.


Compartilhe