Igreja Nossa Senhora da Glória


A construção da Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória teve início em 1927 e foi concluída em 1932, sendo considerada a mais original em estilo neogótico da América do Sul. 

O Neogótico trouxe novas técnicas e novos materiais de construção para o estilo Gótico, além de incluir às igrejas vitrais didáticos para os cristãos leigos, apresenta muitos arcos estruturais e janelas ogivais com rendilhados. 

O projeto é do arquiteto alemão Simão Gramlich, o mesmo que projetou a Catedral São João Batista de Santa Cruz do Sul, a Catedral São Sebastião Mártir de Venâncio Aires e outras igrejas de municípios vizinhos. 

As pinturas internas foram feitas pelo austríaco Frantz August Steinbacher, que faleceu em 1933, um ano depois de concluídas as obras da igreja.

Em seu interior, o destaque está na beleza e suntuosidade de sua abóboda, nas imagens sacras dos vitrais, no belo ladrilho hidráulico e nos detalhes do altar meticulosamente entalhados em madeira.

As linhas audaciosas do templo remetem ao gótico da Idade Média, atraindo muitos olhares de quem circula pelo local. A Igreja Nossa Senhora da Glória é um templo de impressionante beleza e patrimônio dos sinimbuenses.



VOLTARPágina anterior