Kaffehaus


Datado de 1892, o extenso prédio de enormes pedras cuidadosamente encaixadas que é o cartão de visita de Sinimbu situa-se defronte à Avenida General Flores da Cunha e foi construído a pedido de Augusto Hennig no século XIX para servir aos negócios da família, tendo servido de comércio de alimentos, comércio de pedras semipreciosas, de depósito de fumo e fábrica de cigarros da Cia. de Cigarros Sinimbu, primeira empresa do Rio Grande do Sul a possuir máquinas de destalar fumo com processamento automático movido a energia elétrica, por volta de 1948. 

A propósito, as pedras em questão eram exportadas principalmente para Idar-Oberstein, cidade alemã conhecida como capital nacional da indústria de gemas – e, cidade natal de Bruce Willis. 

Em seu interior observam-se robustas armações do telhado em madeira maciça e belos contornos nas janelas. 

O local privilegiado é o acesso ao município desde quando este ainda era uma vila de Santa Cruz do Sul. 

Por sua imponência e importância comercial na época, o prédio era uma referência na região e guarda marcas da colonização alemã e do progresso de Sinimbu. 

Atualmente, abriga o espaço da Kaffeehaus, um café colonial e ponto de parada obrigatória de turistas e aventureiros. 

Por lá existe também um pequeno museu e antiquário com doações de colaboradores do Grupo Sinimbu Antigo, no Facebook. 

O local é administrado por Fernando Hennig – bisneto de Augusto Hennig e neto de Erwin Hennig – e Silvana Graciela de Oliveira Buch.



VOLTARPágina anterior