Graxeira Wink


A utilização de formas geométricas bem definidas, ornamentos e design abstrato nas colunas coloca este prédio muito próximo do estilo Eclético, com evidente simetria, linhas retas e colunas, o que lembra o estilo Neoclássico – ou, Neoclassicismo, que foi inspirado em estruturas da arquitetura greco-romana.

A Graxeira é um dos três prédios integrantes do Núcleo Germano Wink em linha Rio grande e foi construída por volta de 1950.

De propriedade dos herdeiros do Senhor Germano Wink, este imponente sobrado de nome bastante sugestivo foi uma espécie de indústria de processamento de gordura, carne e torresmo de porco.

Além disso, era a hospedaria dos viajantes e produtores rurais que vinham de longe para trazer sua produção com objetivo de vendê-la ou negociá-la por outros produtos de subsistência junto à casa comercial, logo ao lado da Graxeira.

Embora possa parecer estranho nos dias de hoje, a banha de porco tinha grande valorização à época por ser utilizada tanto para cozinhar alimentos como conservante de carnes, sendo forte moeda de troca.



VOLTARPágina anterior